quinta-feira, 18 de março de 2010

Reparar um arquivo .pst no Outlook

Quando você mantém dados do Microsoft Outlook® no computador, utiliza para isso um arquivo de Pastas Particulares (.pst) ou um arquivo de Pasta Offline (.ost). Para evitar a perda de dados, é necessário saber como reparar esses arquivos.


Devo lembra-los que nas versões do Outlook de 2002 e anteriores o arquivo .pst tem limitações de 2Gb de tamanho máximo, isso quer dizer que a partir disso você poderá ter problemas.

Se você utiliza o Outlook, talvez tenha visto a mensagem "O arquivo de dados do Outlook não foi fechado corretamente" e você tem que esperar alguns minutos para o Outlook reparar o arquivo. Isto quer dizer que e o arquivo pode estar muito danificado e ou corrompido onde o Outlook se recusa a abrir o arquivo.

Se seu arquivo .pst for danificado, você poderá usar uma ferramenta do Outlook que tem capacidade de corrigir o problema sem que seja necessário recorrer a uma cópia de backup. Essa ferramenta, a Ferramenta de Reparo da Caixa de Entrada, é instalada no disco rígido durante a instalação do Outlook.

 Reparando um arquivo de Pastas Particulares (.pst)

Etapa 1: Saia do Outlook.

Windows Xp:

Etapa 2: Localize o arquivo .pst do Outlook

a. Clique no botão iniciar

b. E em Painel de Controle

c. Clique em Email

d. Clique em Arquivos de dados.

e. Clique em Pastas Particulares e em Configurações

f. No nome do arquivo, Copie toda o caminho para o arquivo usando CTRL+C ou copiando em um bloco de Notas.

Obs. Note esse caminho será usado depois.

Etapa 3: Encontrar a ferramenta de Reparo da caixa de entrada

Outllook 2002 e 2003:

Observação O caminho para o arquivo especificado na mensagem pode variar de acordo com sistema operacional usado no computador.

Para reparar o arquivo .pst

No menu Iniciar, clique em Executar.

Na caixa Abrir, digite

Ex.: C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns\System\Mapi\1046\scanpst.exe

unidade:\Arquivos de programas\Arquivos comuns\System\Mapi\ID de localidade\scanpst.exe

onde ID de localidade é o identificador de localidade (LCID) da sua instalação do Microsoft Office. Por exemplo, o LCID do português do Brasil é 1046. Para obter uma lista de LCIDs, consulte a Ajuda do Microsoft Office.

Clique em OK.

Na caixa Utilize o nome que você copiou no primeiro passo.

Observação Talvez você não consiga usar o botão Procurar para localizar esse arquivo, já que ele está localizado em uma pasta oculta. (Para realizar a procura basta ter a opções exibir pastas ocultas ativado)

Para alterar as opções de erro de log durante a verificação, clique em Opções. Se você escolher Substituir log ou Anexar ao log, o arquivo de log será salvo no mesmo diretório do arquivo .pst.
Clique em Iniciar. 

Quando a verificação do arquivo estiver concluída, marque a caixa de seleção Fazer backup do arquivo verificado antes do reparo. 

Clique em Reparar.

Se o arquivo for reparado com êxito, será exibida a mensagem Reparo concluído. Caso a Ferramenta de Reparo de Caixa de Entrada não tenha conseguido reparar o arquivo, você precisará usar um backup do arquivo.

Para o Microsoft Office Outlook 2007 o caminho do SCANPST é:


Clique em Iniciar & em  Executar

digite %ProgramFiles%\Microsoft Office\Office12\na caixa Iniciar pesquisa e pressione ENTER.

Um comentário: